Ahosis - Bonecas Africanas

Fruto do trabalho coletivo das artesãs idosas da região de Sepetiba/RJ. Com a confecção de artesanato e participação em outras oficinas socioculturais inclusivas, as artesãs são retiradas da situação de abandono social. Todo o material utilizado é reciclado mantendo assim a consciência ecológica de reaproveitamento, princípio fundamental da sustentabilidade.

O conceito das Bonecas Africanas Ahosis nasceu a partir do desejo de construção de relações de confiança e acolhimento com a comunidade do entorno da sede do Instituto Onikoja e da Comunidade Terreiro aonde a Instituição foi gestada.

Foi um processo de configuração dos projetos e de comunicação e diálogo com a vizinhança. Aos poucos as possibilidades foram se tornando realidade e o que era apenas artesanato, mais que uma terapia ocupacional, tornou-se um bem cultural de valor gerado da atividade de produção de cultura, cujo produto não é apenas mensurável em termos financeiros, mas que revela também valores intangíveis como auto estima, orgulho, produtividade e melhoria de condições de vida e renda.

As peças, ÚNICAS E EXCLUSIVAS são comercializadas no Museu do Amanhã, no Pão de Açúcar; em lojas de artesanato tais como a Parceria Carioca e em feiras e seu lucro é revertido integralmente para as artesãs.

Por trás de cada peça existe uma HISTÓRIA DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL.