Biblioteca Ailton Krenak

Um território de práticas ancestrais, acessível e antirracista

A Biblioteca Ailton Krenak passou por uma profunda reestruturação conceitual e de acervo, tornando-se um espaço de resistência, acessibilidade e valorização da produção literária negra e indígena. O acervo é 100% dedicado a essas temáticas e inclui livros em braile, audiobooks e obras diversas.

Mais do que promover a leitura, buscamos incentivar a escrita criativa dos nossos leitores, despertando suas vozes e expressões. Nossa proposta é cruzar a literatura com outras linguagens como música, dança, performance, artes visuais e fotografia.

A biblioteca conta com infraestrutura acessível, incluindo banheiro adaptado, profissionais capacitados (pedagoga, bibliotecária e arte educador) e um ambiente acolhedor e inclusivo para todos os públicos a partir dos 7 anos. A entrada é livre e o horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Nomear a biblioteca com o nome de Ailton Krenak é um gesto político e de afirmação dos saberes ancestrais, homenageando o indígena e imortal da Academia Brasileira de Letras.

A Biblioteca Ailton Krenak surge da reformulação da antiga Cyber Biblioteca Pejigan Beto, do Instituto Onikoja.